CARACTERÍSTICAS POR FAIXA ETÁRIA
De 1 ano
Nesta faixa etária preocupa-se com o desenvolvimento motor ( andar, correr, pular, engatinhar, grandes e pequenos músculos) e com desenvolvimento da fala.
De 2 e 3 anos
Nesta faixa etária as crianças já alcançaram suas primeiras conquistas (andam, correm, pulam, sobem e descem escadas), por esta razão, devem ser estimuladas a novas descobertas. Assim, com atividades mais intensas e interativas, buscamos transformar suas explorações, descobertas, construções e a convivência com o outro e com o meio em novas situações de crescimento e aprendizagem. Trabalhamos na área cognitiva a linguagem, artes e as percepções, na área motora a expressão e o esquema corporal, a coordenação fina e ampla e a orientação espacial e temporal. Na área do raciocínio lógico-matemático, trabalhamos com materiais concretos, questões como noção de peso, espessura, localização, quantidade, tamanho, cores e formas. Quanto aos estudos sociais e ciências, desenvolvemos unidades de estudo de acordo com nosso calendário anual. Todas as áreas são trabalhadas buscando a motivação e o prazer de aprender brincando.
De 4 e 5 anos
Nesta fase a criança necessita explorar todo o ambiente que a rodeia, já anda com desenvoltura, porém, ainda necessita da observação da educadora.
Explora-se bastante a atividade artística através da pintura, colagem, modelagem, construção e etc. A criança já identifica e reconhece com facilidade as partes do corpo através do toque, da musicalidade e da expressão corporal. Instrumentos de percussão são usados e o canto serve para descobertas de sons e aprimoramento da percepção auditiva. Além de tudo as crianças são estimuladas a criarem senso de organização e independência, calçando-se, vestindo-se, guardando os próprios brinquedos, etc.
De 5 anos e 11 meses
Nesta fase as crianças já praticam diversas atividades, pois, além de já serem bastante independentes, tem muitas habilidades, tais como: expressão corporal, esquema corporal, coordenação motora fina e grossa, noções artísticas, orientação espaço-temporal, além das atividades da vida diária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário